A fé vem pelo ouvir a palavra de Deus.

quinta-feira, 9 de julho de 2015

A simbologia de Deus - Elias a viúva e o Bolo.

Elias a viúva e o Bolo.




  Bom dia com Jesus querido irmãos irmãs em Cristo Jesus, nosso Senhor e Deus. Que a graça de Deus vos seja dada em abundancia pra fortalecimento e edificação de vossa fé, e para encorajamento de lutar contra si mesmo até a morte, e permanecer ainda em vida após vencer a ti mesmo. Irmãos, creio que digo coisas que não são de consenso e nem mesmo de senso comum, com a ideologia de muitos de meus leitores, então preciso tomar cuidado com minhas palavras pra que não fique escravo delas, e para que não crie um outro caminho, que na minha intenção levará a Deus, porque só há um caminho que leva a vida, e esse caminho é o caminho da verdade... Então, (creio que muitos já disseram em suas mentes as palavras de Jesus) E disse Jesus: Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida... Sim irmão, e isto é porque e para que fique claro que não há outro caminho além desse, estreito e espinhoso caminho pelo qual Cristo nos proporcionou a salvação. Portanto querido leitor, entenda que "Caminho" nesse contexto não se refere à estrada... Verdade não se refere a um fato verídico ocorrido (Pelo menos não como comumente dizemos)... E vida não é essa temporária e mortal que conhecemos... No entanto, e entretanto, essas palavras simbolizam e representam Deus, pois O caracterizam e O descrevem perfeitamente; contudo são símbolos, qualidades e atributos que descrevem um ser supremo, Que é Deus.
  E Deus gosta de se fazer conhecer, e de se manifestar ao homem, por isso Deus esta em tudo e em tudo podemos aplicar a presença de Deus, podemos usar como exemplo nesse caso o ar, ou o sol ou a água, que são coisas naturais mas que simbolizam Deus, Pois ninguém pode sobreviver sem estas coisas e sem elas não há vida. Isso foi apenas um exemplo que citei, para que me entendam e saibam em qual sentido nos temos que entender de simbologia... Pois Deus é um simbologista por excelência.
  Assim, posso lhes dizer seguramente que todo o velho testamento serviu de representação simbólica par o novo testamento. E desde os primeiros livros, Deus já estava simbolizando as coisas que futuramente haveriam de suceder pois Ele é onisciente, e por isso Deus desde o principio já nos apresentava as sombras das coisas que viriam, e usava elementos simples e naturais pra se representar-se a si mesmo quando no futuro Ele seria finalmente descoberto de forma verdadeira e não simplesmente de forma alegórica.
  Sei que muitos dos meus irmãos de mensagem (ou todos eles) já sabem e entendem isso, mas eu gostaria de lhes revelar um pouco dessa forma de Deus se apresentar a nós de forma figurada e milagrosa. E posso lhes dizer que Ele esteve presente em várias  formas entre os homens; citarei várias dessas passagens, mas de início escolhi uma que representa bem toda a história e trajetória de Cristo, no que diz respeito ao seu propósito; e essa história "que verdadeiramente aconteceu"... È a historia de "Elias, a viúva e o bolo"... 

1 Reis Cap. 17 Vers. 9 - 12 Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente. Então ele se levantou, e foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou, e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco de água que beba. E, indo ela a trazê-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me agora também um bocado de pão na tua mão.Porém ela disse: Vive o SENHOR teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos. Agora vamos analisar Simbolicamente alguns destes pontos escriturísticos...

A MULHER: A mulher, assim como em toda a bíblia representa  a igreja... Lembremo-nos de Apocalipse Cap. 12 Vers. 1 - 2 "E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça. E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz." Veja claramente que essa mulher é uma figura que simboliza a igreja verdadeiramente de Deus, uma vez que ela está "vestida de sol", que como já anteriormente eu disse representa Deus, e também pelo motivo de que essa mulher está portando dentro de si um filho, ora Jesus é o filho de Deus, o que significa que essa mulher esta com ânsias para que esse filho venha ao mundo, e já senti as dores do parto... (Assim como a igreja verdadeira deseja o retorno de Cristo e já sente as dores de seguir um evangelho que luta contra o mundo). 
  Portanto a mulher vestida de sol é a igreja que está revestida de Deus. Mas para ficar claro que a figura da mulher representa mesmo a igreja, vejamos uma representação  da falsa vinha, e lá veremos outra mulher sendo retratada... Apocalipse Cap. 17 Ver. 3 E levou-me em espírito a um deserto, e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e tinha sete cabeças e dez chifres.
 Como disse: Esta mulher aqui citada também representa a figura de uma igreja, porém é a falsa vinha; tanto que esta mulher que esta assentada sobre a besta, persegue a outra mulher, aquela que esta vestida de sol. O que claramente mostra a falsa igreja perseguindo os verdadeiros Cristãos... (Besta é um adjetivo para referir-se à "Sistema religioso") A igreja Católica perseguindo os Cristão durante as cruzadas e a santa inquisição, mais especificamente, e agora novamente ela matando espiritualmente através de falsas doutrinas e dogmas. Onde um homem com o titulo de PAPA (Originalmente esse posto recebe o nome de "Vigário filho de Deus" e o sentido da palavra vigário é: "Aquele que esta no lugar"... Então o papa para os católicos é aquele homem que esta no lugar de Cristo, e cada Papa usufrui desse mesmo posto de controle sobre os pertencentes ao catolicismo, para os conduzir rumo ao abismo... Por isso está escrito que a besta "sistema religioso" possui vários nomes de blasfêmia... Isso porque cada homem que se diz ser o Filho de Deus, está dizendo ocultamente que é o próprio Cristo. Então, se vocês quiserem alguns desses nome de blasfêmia... Posso lhes citar...
10 - Leão 13 (Vincenzo Gioacchino Pecci, fevereiro 1878/julho de 1903)
9 - Pio 10 (Giuseppe Melchiorre Sarto, agosto de 1903/agosto de 1914): 
8 - Bento 15 (Giacomo della Chiesa, setembro de 1914/janeiro de 1922)
7 - Pio 11 (Achille Ratti, fevereiro 1922/fevereiro 1939): 
6 - Pio 12 (Eugenio Pacelli, março de 1939/outubro de 1958): 19 anos. Apenas uma observação... Foi Papa durante a Segunda Guerra Mundial e foi acusado por historiadores e pela comunidade judaica de permanecer em silêncio frente ao Holocausto nazista.
5 - João 23 (Angelo Giuseppe Roncalli, outubro 1958/junho 1963): 
4 - Paulo 6º (Giovanni Battista Montini, junho de 1963/agosto de 1978): 15 anos. 
3 - João Paulo 1º (Albino Luciani, agosto 1978/setembro de 1978):
2 - João Paulo 2º (Karol Jozef Wojtyla, outubro 1978/abril 2005):
1 - Bento 16 (Joseph Aloisius Ratzinger, abril 2005/fevereiro 2013): Oito anos de pontificado. De nacionalidade alemã, foi o "Papa teólogo", considerado um grande intelectual e conhecedor profundo dos dogmas. Surpreendeu ao anunciar sua renúncia -um ato sem precedentes em sete séculos - alegando "falta de forças". Recebeu o título de "papa emérito" e coabitará no Vaticano com seu sucessor

* OBSERVAÇÃO EXTREMAMENTE IMPORTANTE: DEVIDO A ESSA RENUNCIA DE BENTO 16 E A ATUAL OCUPAÇÃO DO POSTO PELO PAPA FRANCISCO. ESSA É A PRIMEIRA VEZ EM TODA A HISTÓRIA ONDE DOIS PAPAS ESTÃO PRESENTES EM VIDA NO VATICANO... É A PRIMEIRA VEZ QUE DUAS BESTAS ESTÃO NO CONTROLE DO PODER RELIGIOSO MUNDIAL, HAJA VISTO QUE AS IGREJAS PROTESTANTES ESTÃO FAZENDO ACORDO COM A IGREJA CATÓLICA PARA NÃO HAVER MAIS SEPARAÇÃO ENTRE PROTESTANTES E CATÓLICOS... Apocalipse Cap. 13 E TAMBÉM Apocalipse Cap. 17 Vers. 10 - 11 FALAM A RESPEITO DE DUAS BESTAS QUE SE ENCONTRARIAM NO MESMO TEMPO.

O HOMEM: O homem (Elias representa a palavra de Deus)... Atentemos para o que está escrito em 1 Reis Cap. 17 Vers. 1 Então Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra... Vejam ele afirma que não haverá chuva a menos que ele ordene ( O QUE INCLUSIVE SERVE DE PROVA PARA OS QUE DUVIDAM DO PODER DA PALAVRA FALADA.) temos outra prova dessa representação da palavra de Deus através de um homem se lermos mais adiante no mesmo livro 1 Reis Cap. 17 Vers. 16 Veremos: Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou; conforme a palavra do SENHOR, que Ele falara pelo ministério de Elias. E novamente temos a mesma conclusão ao lermos 1 Reis Cap. 17 Vers. 24 Então a mulher disse a Elias: Nisto conheço agora que tu és homem de Deus, e que a palavra do SENHOR na tua boca é verdade. Reparem na frase muito bem dita pela viúva: ... "A palavra do Senhor na tua boca é verdade."

A FARINHA: A farinha simboliza Jesus, ora, aqui sei que mutos não poderão aceitar isso.... Mas à esses eu digo com toda a certeza e respaldo Bíblico... "Jesus também já foi a rocha que Moisés feriu duas vezes no deserto. Reparem que quando Deus da a ordem para que Moisés fira a rocha com o cajado, Ele conta o que sucederá. Vemos isso em Êxodo Cap. 17 Vers. 6 Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas e o povo beberá. E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel. Reparem que uma rocha de maneira alguma pode fazer brotar água de si própria, no entanto Deus explica que Ele estará nela, ou seja, na rocha, rocha que uma vez ferida jorrou água... Assim como Cristo que foi ferido e Dele brotou a água da vida Isaiás Cap. 53 Vers. 5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados...   Amados, prestem atenção, neste versículo diz que Jesus foi ferido e moído para nos trazer a paz... A rocha no deserto foi ferida, mas o que foi moído de forma simbólica para representar a Cristo, foi a farinha da viúva de Sarepta. Creio que todos saibam que a farinha citada pra se fazer um bolo, ão é essa de mandioca ou de milho que conhecemos, e sim a conhecidíssima farinha de trigo, uma farinha que tem de ser moída varias e várias vezes até que fique pedaços tão pequenos que se trone praticamente em pó...

O AZEITE: O azeite figura o Espirito Santo... Vamos agora, pegar um parábola de Cristo onde nos mostra que simbolicamente, "azeite" representa o Espírito Santo. Mateus Cap. 25 Vers. 9 - 10 Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram. Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.
  Como disse anteriormente, em toda a bíblia, a mulher representa a igreja, portanto aqui estão descritas igrejas prudentes que seguem a verdade, e as igrejas loucas da falsa vinha que pregam mentira e engano, uma vez que a lâmpada representa o evangelho, e o azeite simboliza o Espírito Santo. Portanto são cinco igrejas que pregam o evangelho ungidas com o Espírito Santo, e outras cinco que pregam o mesmo evangelho (pois elas também seguram lâmpadas em suas mãos.) porem estas outras não possuem o Espirito Santo.

OS DOIS CAVACOS: Os cavacos são a representação que simboliza a cruz... Pois somente com dois cavacos, é impossível acender fogo, a menos que eles estejam cruzados e sobrepostos um pelo outro. Mas colocando-os cruzados, eles conseguem manter a chama... E o fogo é outra figura que simboliza o Espirito Santo... Vejamos a aparição de Cristo também em uma sarça para deixar claro isto Êxodo Cap. 3 Vers. 2 E apareceu-lhe o anjo do SENHOR em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia. Querido leitor, sabemos que Sarça não pode falar, mas na bíblia está claro que Moisés falou com ela, isto porque Deus estava nela, Ele era o fogo que a fazia arder sem se consumir.

Agora, já com esses conceitos em mente, vamos entender melhor a simbologia que Deus figurou na vida dessas duas pessoas: Elias o Profeta de Deus e a viúva de Sarepta.
  1 Reis Cap. 17 Vers. 9 - 12 Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente. Então ele se levantou, e foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou, e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco de água que beba. E, indo ela a trazê-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me agora também um bocado de pão na tua mão.Porém ela disse: Vive o SENHOR teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos.
 E Deus mandou Deus que a Palavra fosse para uma igreja, que estava noiva, cujo seu esposo a saber "Jesus" havia falecido. Porém essa mulher sustentaria a Palavra que à ela foi confiada. E então a Palavra partiu de encontro com a igreja que estava carregando o seu madeiro, e ele fez um chamado, e pediu dela um pouco de Jesus dentro dela, e ela lhe trouxe porque nela havia as memórias e os mandamentos do seu esposo. Então a palavra exigiu que agora a igreja tivesse também a revelação do Cristo (Cristo é o pão da vida) para oferecer. E a igreja apresentou-lhe Jesus e o Espirito Santo. E disse a igreja para a Palavra: Veja carreguei eu a minha cruz e vou obter Cristo com os meus filhos para que façamos morrer a nós mesmos através da obediência ao meu Senhor Jesus para que possa encontra-lo nos céus.
  Irmãos não posso lhes fazer entender isto; mas sei que a Revelação do espírito Santo os pode mostrar que está sendo dito, e sei que muitos já sabem disso porque não há duas revelações vindas de Deus. Portanto, se você pode entender o que vos escrevi... Bem aventurado, sois vós Simão Barjonas. Pois não to revelou nem a carne nem o sangue, mas o Espírito de meu Pai que está nos Céus.
  Deus continue vos abençoando em nome do Senhor Jesus Cristo. Amém.