A fé vem pelo ouvir a palavra de Deus.

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Festa Junina... Isso é para um Cristão?

  Você sabe o que se comemora na Quadrilha e festa de "São João" ?




  Muitos nãos sabem, o que se comemora, e nem ao menos o que representa essa data demoníaca vulgarmente conhecida por "quadrilha"; e todo mês de junho, lá vão eles novamente vestir roupas xadrez, andar com as mãos cruzadas para trás e andar em fila ao redor de uma fogueira, comer e ber para comemorar a "Festa de São João"...
  Ora, mas que são João é esse? Porque se comemora tanto algo que o cite como personagem? de onde vem essa comemoração? Que tal procurarmos na bíblia algumas explicações?
  Todos nós sabemos que Jesus teve um discípulo chamado João, mas no entanto, na festa junina acima mencionada, não se comemora nada referente à este João... E sim referente a João Batista, o Profeta... Mas João não nasceu em junho, então o que se comemora a respeito dele? Leiamos Marcos Cap. 6 Vers. 17 - 28 Porquanto o mesmo Herodes mandara prender a João, e encerrá-lo maniatado no cárcere, por causa de Herodias, mulher de Filipe, seu irmão, porquanto tinha casado com ela. Pois João dizia a Herodes: Não te é lícito possuir a mulher de teu irmão. E Herodias o espiava, e queria matá-lo, mas não podia. Porque Herodes temia a João, sabendo que era homem justo e santo; e guardava-o com segurança, e fazia muitas coisas, atendendo-o, e de boa mente o ouvia. E, chegando uma ocasião favorável em que Herodes, no dia dos seus anos, dava uma ceia aos grandes, e tribunos, e príncipes da Galiléia, Entrou a filha da mesma Herodias, e dançou, e agradou a Herodes e aos que estavam com ele à mesa. Disse então o rei à menina: Pede-me o que quiseres, e eu to darei. E jurou-lhe, dizendo: Tudo o que me pedires te darei, até metade do meu reino. E, saindo ela, perguntou a sua mãe: Que pedirei? E ela disse: A cabeça de João o Batista. E, entrando logo, apressadamente, pediu ao rei, dizendo: Quero que imediatamente me dês num prato a cabeça de João o Batista. E o rei entristeceu-se muito; todavia, por causa do juramento e dos que estavam com ele à mesa, não lha quis negar. E, enviando logo o rei o executor, mandou que lhe trouxessem ali a cabeça de João. E ele foi, e degolou-o na prisão; E trouxe a cabeça num prato, e deu-a à menina, e a menina a deu a sua mãe.
  Aqui encontramos um indicio do que realmente se comemora nessa data. Comidas típicas representam o banquete de aniversário de Herodes; Roupas xadrez, para simbolizar as grades do carcere que faz com que tudo que se veja do outro lado pareça estar xadrez; Andar em fila, porque até nos dias de hoje, é imposto aos prisioneiros que andem em fila na hora de serem revistados ou apresentados; manter as mãos cruzadas para trás, simboliza alguém manietado, ou algemado, ou seja, um prisioneiro. E este prisioneiro não era outro senão João Batista, o profeta, Também conhecido como São João... Então, você que comemora essa data; saiba que você esta comemorando a morte do maior dos profetas de Deus. Mateus Cap. 11 Vers. 11 Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele. Mateus Cap. 23 Vers. 29 -32 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos, E dizeis: Se existíssemos no tempo de nossos pais, nunca nos associaríamos com eles para derramar o sangue dos profetas. Assim, vós mesmos testificais que sois filhos dos que mataram os profetas. Enchei vós, pois, a medida de vossos pais.
  Amados irmãos, sei que muitos já comemoraram essa data, mas não creio que soubessem o que estavam comemorando quando o fizeram, mas a bíblia nos diz que Deus não leva em conta o tempo da nossa ignorância; portanto se vos arrependeres desta práticas e nunca mais as fizerdes, sei que para Deus é como se nunca as tivésseis praticado. Portanto, agora, que já sabeis destas coisas, ao invés de pular e dançar, guarde reverencia e respeito em memória à um dos seus irmãos em Cristo Jesus.
  JOÂO Cap. 13 Vers. 17 Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.
  Amém.

REFERENCIAS IMPORTANTES QUE EXPLICAM MELHOR ESSE ASSUNTO:

http://literalmenteverdade.blogspot.com.br/2009/06/festas-juninas-paganismomisticismo-e.html

http://www.montesiao.pro.br/estudos/festaspagas/festa_junina_inofensiva.html

http://www.bibliaafundo.net/2011/06/festa-junina-esta-ai-e-agora.html